Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TEOLOGIA DA UMBANDA II

                      
Do ponto de vista da Umbanda, o que fala a nossa Teologia sobre o que é nossa Religião? Nós a vemos como a religação do homem a Deus. Nós O chamamos Deus, Energia, Zambi, Olorum, mas na verdade Ele é inominável. Como Ele próprio disse a Moisés: “Eu sou o que sou Ex. 3,14”.
Isto, no entanto é um ideal a ser realizado, um sonho a ser conquistado e que somente será realizado, por cada fiel de Umbanda, ao longo de seu processo de evolução.

A religião, em si, não é a responsável pela evolução dos espíritos encarnados. Tampouco é o Evangelho em si. Na verdade, nossa evolução promana da energia divina e do nosso livre arbítrio.  A Religião está em nossa vida como forma de nos orientar na busca dessa evolução, e ela está ou estará presente, nessa ou em outras vidas, em cada ser humano. Além disso, cada religião provém de uma linha espiritual, você pertencendo a uma religião poderá experimentar a espiritualidade em sua prática do dia a dia de maneira ordenada e consciente.  Essa prática, advinda do conhecimento da espiritualidade, levará à consciência social, do mundo que nos rodeia e das dificuldades vividas pelos irmãos. Se a prática da espiritualidade for consciente levará a uma atuação de cada um em benefício da comunidade, podendo, com isso melhorar a sociedade.

A partir do Cristianismo, várias religiões se formaram; houve ramificações dessa árvore que, após mais de dois mil anos, continua frutificando.
A Umbanda é uma dessas ramificações e o ideal divino, para ela, é a evolução humana. Para isso, a principal orientação para o homem é: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” que nas palavras de Cristo são os dois primeiros e mais importantes mandamentos, não sendo o primeiro superior ao segundo. Deles podemos deduzir que na prática nossa do dia a dia devemos ter, como norte espiritual, amar e respeitar a Deus, aos nossos irmãos e praticar a caridade. Nisto se resumem todas as qualidades necessárias para a nossa evolução.

Além disso, ao Umbandista devemos lembrar que Deus nos fez harmônicos com toda a natureza e que não devemos nos fazer patrões, exploradores, ou dominadores das criações de Deus. Estamos aqui para sermos parceiros da Natureza e de toda criação de Deus.
O respeito pela Natureza significa um respeito à Fonte Primordial da Vida.

2 comentários:

  1. Esta mensagem serve para nos orientar quanto a importância de praticar a religião, diferente de ter uma religião. Independente da religião que seguimos, somos chamados a praticá-la diariamente, nas mínimas realizações, pois tudo que fazemos, devemos fazer com amor e desprendimento. Então vamos amar e respeitar a Deus, aos nossos irmãos e a natureza, simples assim...

    ResponderExcluir
  2. Sim, filha, o religioso é aquele que pratica em todos os momentos e situações de sua vida aquilo que sua religião preconiza.

    ResponderExcluir