Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de maio de 2019

A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA Segunda Parte


ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA.

Sobre a justiça da reencarnação

1.     Em que se fundamenta o princípio da reencarnação ou, de forma mais simples, para que existe a reencarnação?

Se não houvesse a reencarnação não haveria justiça Divina. Um bom pai não condena seus filhos; ele sempre dá novas chances desse filho voltar à sua casa. Não seria injusto tratar a todos os filhos igualmente, independentemente de sua evolução espiritual? Por que uns nascem em berço de ouro e outros passam por todas as dificuldades de uma vida onde, muitas vezes, faltam até as coisas mínimas para a sua sobrevivência? Porque uns nascem sãos, fortes e bonitos e outros não têm saúde ou veem debilitados, sem saúde física e ou mental? Por que uns cumprem os padrões de beleza da sociedade e outros vêm deformados? A reencarnação é a forma de se fazer a justiça, já que todos os Espíritos/Almas podem passar por todas as situações que lhes ajudarão em sua evolução, sem que isso configure um pagamento de ações futuras, mas sim um aprendizado por ele mesmo escolhido na programação de sua reencarnação.

Sobre a encarnação em diferentes mundos

Na verdade, na Umbanda, especialmente, em nossa Casa Branca de Oxalá, não nos preocupa esse tipo de questionamento. Tão pouco nos interessa saber o que as entidades foram em encarnações passadas. O que importa, na Umbanda, é que sejamos assistidos pelos Espíritos de Luz que se manifestam nos médiuns, visando praticar a caridade. No entanto, vamos verificar do ponto de vista da Umbanda, as questões propostas.

2.     As nossas diversas encarnações, ou existências no corpo físico, se verificam todas na Terra?  

No Livro do Espíritos, a informação que dá o Espírito, a quem foi perguntado sobre isso, ele responde que não. Segundo ele o Espírito pode reencarnar em diferentes mundos, já que, segundo ele, as que passamos aqui na Terra não são as primeiras e nem serão as últimas, mas seguramente são daquelas em que o espírito está ainda muito longe de chegar à perfeição. Acreditamos que outros níveis de evolução ou planetas existem, além dos que trilhamos na Terra, mas o que são esses níveis, como já o dissemos, não sabemos se são planos espirituais ou planetas, ou ambos. No entanto, reafirmamos que devemos, nesse momento, nessa nossa atual encarnação, nos importarmos em atingir o ponto máximo de evolução possível, aqui onde estamos. Após isso, veremos o que nos é reservado pela espiritualidade.

3.     A cada existência humana a alma  passa de um mundo para outro ou podemos ter várias vidas seguidas na Terra?

Tendo em vista o que já dissemos, a alma não só pode como na verdade se reencarna várias vezes nesta Terra já que deverá ter o aprendizado, que ela pode nos dar, completo. Mais do que isso, o Espírito aqui reencarna até que atinja o nível máximo de evolução, para depois, possivelmente, trocar de plano ou de planeta.

Como dissemos anteriormente se estamos aqui agora e estamos longe de sermos perfeitos, em termos dos valores éticos aqui existentes, estaremos ainda, muitas vezes voltando ao plano terreno.

Por outro lado, se estamos em um mundo cujos valores de evolução ainda são pequenos, do ponto de vista do aprendizado que necessitamos, poderemos ter vivido em outros mundos menos evoluídos e virmos a viver em outros mais evoluídos. No entanto, o que nos interessa é que estamos neste mundo agora e que nosso trabalho na Umbanda se dá com Almas que aqui viveram e, que hoje, estão trabalhando conosco neste nosso plano, visando praticar a caridade e obter a sua própria evolução.

4.     Tornar a viver na Terra é sempre necessário?

Como já dissemos, enquanto não evoluirmos tudo que a Terra nos propicia para nosso crescimento aqui deveremos voltar. Somos alunos de uma escola na qual devemos nos diplomar. Se perdemos matérias, devemos repetir o ano, neste caso a existência terrena.

Devemos sempre lembrar que a verdadeira razão para nosso Espírito aqui reencarnar, é sua evolução. As passagens pela Terra são necessárias para isso. Não podemos ficar parados, não evoluir, pois isso nos faria interromper nossa caminhada na direção de Deus, que é o nosso único objetivo enquanto Almas.

5.     Depois de haverem encarnado noutros mundos, podem os espíritos encarnar na Terra, sem que nunca tenham estado encarnados aqui?

Conforme já dissemos, se estamos em um processo de evolução e existem planos e planetas onde esse aprimoramento espiritual pode ser em níveis inferiores aos de evolução na Terra, poderemos vir, em alguma encarnação, provavelmente na primeira, aqui na Terra, de algum desses outros planos ou planetas espiritualmente inferiores. Da mesma maneira que, em algum momento, os aqui encarnados podem encarnar em outros mundos ou em outros planos. Já se sabe que, aqui onde estamos, existem outros espaços e outros tempos que não podemos sentir nem notar. Assim, sejam os mundos, sejam os planos espirituais, todos têm uma função na evolução das Almas ali encarnadas, eles se complementam quando isso é necessário para um Espírito.

Como existem, em nosso planeta, muitos Espíritos em graus de adiantamento diferentes, é possível que tenhamos aqui espíritos recém-chegados à Terra, assim como, alguns que começaram a encarnar aqui há poucas encarnações. Devemos ter também aqueles que já se encontram nas últimas encarnações aqui e sendo preparados para habitarem outros planos e planetas. No entanto, não podemos saber o nível de adiantamento de uma Alma. Somente passamos a ter uma ideia disso na medida em que observamos os seus atos e comportamento; segundo sua moral e o amor que dedica aos seus irmãos, e ainda por outras atitudes que toma. Mas saber se é a primeira, a segunda ou qual será o número de encarnações que teve na Terra é impossível. Para que soubéssemos isso teríamos que conhecer toda a história da caminhada daquele Espírito, o que seria uma grande pretensão nossa pensar que nos seria dada essa oportunidade pelo plano espiritual.

6.     Para chegar à perfeição, nosso objetivo final, é necessário que nos encarnemos em todos os mundos e planos existentes?

Acreditamos que não, já que muitos dos mundos e dos planos existentes são idênticos no aprendizado que podem proporcionar. o que aprenderíamos, depois de viver na Terra e neste plano, encarnando em outro plano ou planeta com os mesmos ensinamentos. Seria como o aluno mudar de cidade ou de país e estudar na nova cidade no mesmo nível de onde já havia se diplomado na localidade em que morou anteriormente. Se o estudante terminou o segundo grau, em sua anterior localidade de moradia, neste local aonde agora mora deverá cursar o terceiro grau e não repetir o segundo.

Assim, cada programação de nova vida que um Espírito faz, significa que ele deverá cumprir novos papéis na sociedade onde ele viverá, seja no núcleo familiar, no trabalho, na posição social e econômica e até mesmo no sexo, como já foi dito, posições que lhe permitirão aprender e ganhar experiência e evolução.

7.   Podem os Espíritos encarnar em um mundo inferior a outro onde já estiveram encarnados?

Somente ocorre isso, quando um Espírito pelo seu nível de evolução, já tem condições de cumprir missões, acordadas e aprovadas pelos Espíritos que o orientam, no sentido de cumprir alguma missão, normalmente, de ajuda a alguma Alma ou a um grupo ou família espiritual, provavelmente, aquela à qual pertence esse Espírito, para que os ajudados possam conseguir cumprir seu plano espiritual. Pode, também, ocorrer isto quando o Espírito tem alguma missão maior, com uma comunidade, com um país ou até com a humanidade.

8.Pode uma Alma ter necessidade de voltar a um plano ou planeta inferior depois de estar em um plano ou planeta superior, visando sua evolução?

Sabemos que uma Alma não pode habitar níveis ou planetas mais evoluídos se não tiver aprendido tudo que naquele plano ou planeta ele teve sua reencarnação anteriormente. Um Espírito, ou Alma, pode não evoluir em determinada vida encarnada.  mas não pode regredir. Devemos pensar no mundo como uma escola. Como poderia um aluno que não terminou o segundo grau, entrar na Universidade e depois voltar para cumprir uma matéria na qual não foi aprovado?

Em nossa Casa Branca de Oxalá, usamos sempre esse exemplo da escola da vida. Uma criança que entra, no primeiro grau, em seus estudos, irá avançando nas séries, até o último ano daquele primeiro grau; na medida em que aprende tudo da série em que se encontra. Poderá demorar mais em algumas séries e irá avançando na medida em que consegue se aprovar em todas as matérias de cada série. Finalmente, quando cumpre com todas as matérias, ele será promovido ao segundo grau. Se compararmos a resposta acima com esse exemplo, veremos que o ficar estacionário é não conseguir passar para as séries mais adiantadas, não aprender tudo que ele
tinha que aprender em uma encarnação. Á medida em que ele consegue cumprir o planejamento de cada vida, ele passa para a série seguinte, até completar o primeiro grau, digamos assim, do plano espiritual onde se encontra reencarnado.

9.      Ao fazer a passagem, a Alma conserva a inteligência que tinha em sua encarnação recente?

Não só a inteligência, como também os talentos e os conhecimentos anteriormente desenvolvidos. Nada se perde. No entanto, ele somente usará os talentos e aquela inteligência se for necessário para a continuidade de seu desenvolvimento. Assim dependendo de sua programação de vida, feita no plano astral, ele pode ter vindo com algumas deficiências que impedem o uso dessa inteligência, desse talento ou desses conhecimentos, seja por problemas físicos, mentais ou espirituais, programados para sua evolução. Por outro lado, poderá vir como um ser superdotado, para realizar grandes coisas em benefício da humanidade. Portanto, tudo depende de sua programação de vida.

Na Umbanda usamos os termos espírito e alma sem nenhuma distinção. Da mesma forma é usada no prefácio do livro “O que é o Espiritismo” de Alan Kardec. Página 22 – Ed. Pensamento