Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FELIZES OS MISERICORDIOSOS PORQUE ENCONTRARÃO A MISERICÓRDIA



      O que é a misericórdia?
Sentimento de dor e solidariedade causado pela miséria alheia, segundo o Dicionário Aulete.  Vem do latim da palavra misericórdia, que por sua vez é formada pela palavra miserere, que significa tende piedade e de cor, cordis, que significa coração.  Ou seja, “misericórdia é ter piedade no coração” e “misericordioso, aquele que tem piedade no coração”.

      O que é piedade?
Ainda segundo o Aulete, no sentido religioso, é ter devoção, amor e respeito pelos assuntos ou coisas religiosas; é ter religiosidade. No sentido da relação com os outros seres humanos é o sentimento de compaixão pelo sofrimento dos outros.
O Evangelho fala em suas distintas passagens utiliza as duas acepções, seja a da religiosidade, seja a da compaixão. Por exemplo, quando, em Mateus, 6, versículos 5 e 6, Jesus fala sobre a relação com Deus, nos diz:
 “Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa” (Versículo 5).
O que quis Jesus dizer aqui com eles já receberam a recompensa? Já que eles buscavam ser vistos pelos homens, eles já o foram e, por isso, não serão vistos por Deus. Mas o que lhes faltou, já que eles rezaram? Na verdade faltou-lhes piedade, religiosidade, respeito por Deus, pois utilizaram a religião para apresentar-se, socialmente, ou seja, para os homens, como se fossem religiosos.
 “Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai, ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você” (Versículo 6).
Como Jesus recomenda que rezemos ao Pai? Em perfeita comunhão com a Energia Divina, com Deus, em particular, dirigindo-nos, exclusivamente, a Ele. Isso é piedade, religiosidade.
Quando, no mesmo Evangelho de Mateus, no capítulo cinco, versículos 39 a 48, nos fala:
“Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem lhes fez o mal. Pelo contrário, se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça-lhe também a esquerda” (versículo 39).
“Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aquele que perseguem vocês” (versículo 45).
“Assim vocês se tornarão filhos do pai que está no Céu, porque ele faz o sol nascer sobre os maus e os bons e cair a chuva sobre os justos e os injustos” (versículo 46).
Aqui, nessas recomendações, cheias de piedade, na segunda acepção da palavra, Jesus nos ensina a misericórdia.
  
      Qual sofrimento podemos dizer que está no Evangelho de Cristo?
O sofrimento, que consciente ou inconscientemente, nosso espírito passa, com a percepção de nossos erros, de nossa falta de amor ao próximo; o sofrimento, presente ou futuro, daqueles que não compreendem a necessidade de evoluir espiritualmente, através da correção de nossos pendores espirituais, mentais e psíquicos. 

      Assim, o que é ser misericordioso?
Ser misericordioso é ter piedade no coração, compreender aos irmãos encarnados e desencarnados, em suas ações que demonstram o desconhecimento de Deus e de seu Deus interior, da sua Centelha Divina. Ações de raiva, de inveja, de grosseria, de ambição, de agressão, de egoísmo, de maldade, etc. Quando compreendemos que os defeitos de nossos irmãos são fruto desse desconhecimento de Deus, de nossa filiação a essa Energia Divina, nós não teremos raiva, mágoas, aborrecimentos, mas, sim, tolerância, amor e caridade para com eles. Não iremos buscar justiça, nem perdoá-los, mas compreendê-los.

      Mas a justiça se fará?
À misericórdia não interessa se a justiça será feita, simplesmente porque ela se preocupa somente com a justiça de Deus, que é diferente da justiça dos homens. Não toma o misericordioso em suas mãos o fazer a justiça, deixa àqueles que têm isso por ofício; ele não julga, ele não condena, ele não perdoa. Ele apenas se apieda dos seus irmãos, sem superioridade, consciente, que é, de seus próprios defeitos. Ele sabe que o momento de evolução de cada irmão é individual e solitário. Ele tem compaixão por aquele que ainda incorre nos mesmos erros que ele incorria em passado próximo. Mas tem também esperança, pois sabe que no seu tempo, também aquele irmão irá despertar do seu sono e abrir seus olhos para o alvorecer do espírito.