Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2012

BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO - Escândalos



Jesus disse: “Quem escandalizar a um desses pequeninos que acreditam em mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho, no pescoço, e ser jogado no fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que aconteçam os escândalos, mas ai do homem que causa o escândalo. Se a sua mão ou o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o e jogue-o para bem longe de você. È melhor para você entrar para a vida sem uma das mãos mão ou sem um dos pés, do que ter as duas mãos ou os dois pés e ser lançado no fogo eterno. Se o olho é ocasião de escândalo para você arranque-o e jogue-o para longe de você. Melhor será entrar para a vida com um olho só, do que ter os dois olhos, e ser jogado no inferno do fogo. Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os Anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu. O Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido”. (Mateus, 18:6 a 11)(ESE 8: 11)
Quando vemos essa passagem do Evangelho, assumimos de imediato, que escândalo é aquilo que gera vergonha social, burburinho e mancha a reputação de quem nele se vê envolvido. Esse conceito é um conceito humano, social. Se vemos um escândalo, com autoridades, como muitos que acontecem em nosso país, a primeira coisa que vem à nossa mente é a vergonha pela qual estará passando o envolvido e sua família.
Na visão que nos é dada por Jesus, no entanto, o sentido de escândalo é bem mais amplo. Escândalo no Evangelho é o resultado de nossas ações, marcadas por nossa fraqueza espiritual, por nossos defeitos morais, por nossas posturas prejudiciais ao nosso espírito, como, por exemplo, a inveja, a intolerância, o preconceito, o egoísmo, a vaidade, a prepotência e o sentimento de superioridade sobre nossos irmãos.
Outro conceito que devemos esclarecer é o de fogo do inferno. Em algumas versões aparece também fogo eterno. Esse é um simbolismo, como tantos usados por Jesus, para o sofrimento que o espírito passa ao retornar ao mundo espiritual e constatar que não conseguiu cumprir parte importante de seu aprendizado na encarnação que se encerrou e que, por isso mesmo, terá que passar por novo aprendizado em uma nova encarnação.
Quando Jesus se refere a cortar as mãos, os pés ou arrancar os olhos, não está sugerindo que a pessoa se mutile, mas está nos mostrando que a maior parte dos escândalos vem pelo meio material, seja pelo nosso físico ou pelos desejos materiais que temos. A via dos escândalos se dá normalmente pelas falsas necessidades materiais que temos e pelos desejos sexuais exacerbados.
Por que Jesus diz que é necessário que venham os escândalos? Na verdade, o escândalo, no sentido cristão, apenas mostra aquilo que existe e está escondido. Como dissemos, no início, são os erros, as falhas de caráter, a falta de ética, de tolerância, as falsidades, enfim, tudo aquilo que de pior tem o homem e que é necessário ser superado para que se dê sua evolução espiritual. E, muitas vezes, é somente quando o ser humano vê aflorar esses defeitos que toma consciência deles, de sua gravidade e da necessidade de superá-los. O escândalo se dá, algumas vezes, sem que tudo se torne público, pois o espírito pelo qual vem o escândalo, pode, ele mesmo, se sentir escandalizado por alguma ação sua e promover sua reforma.
Por que Jesus diz "ai daquele por quem vem o escândalo"? Por dois motivos, o primeiro é que o caminho de retificação de nosso espírito é sempre árduo e sofrido. Não nos reformulamos intimamente com facilidade. Se o ser humano sempre resiste às necessidades de mudança no mundo exterior, imaginem no tocante ao seu interior. O segundo motivo de Jesus, ao dizer essas palavras, é que o homem pelo qual vem o escândalo, não pode mais ignorar ou dizer ignorar o motivo de escândalo e, assim, terá que, compulsoriamente, modificar-se, ou se não o  fizer, afastar-se, ainda mais, da energia divina, mergulhando em vibrações inferiores, que configuram também o seu inferno, seja enquanto encarnado, seja depois de desencarnado.