Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de junho de 2019

A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA Quinta Parte


ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA.


Sobre o destino das crianças após a morte

1.      A Alma de uma criança que morreu, com poucos anos de idade, pode ser tão adiantada quanto a de um adulto?

Claro, o fato de ser uma criança no momento de sua passagem não significa que essa Alma tenha menos encarnações que a de um adulto, ou mesmo, que seja menos evoluída. Devemos considerar que, como acreditamos na reencarnação, aquele Espírito já deve ter vivido muitas vidas encarnadas. Assim, não é a idade do desencarne que determina a evolução espiritual. Muitas vezes essas Almas que desencarnam, aparentemente, de forma prematura podem ser mais desenvolvidas que a de muitos adultos, inclusive aqueles que compõem sua família espiritual.

2.      Então o Espírito de um filho pode ser mais evoluído que o de seus pais?

Como dissemos antes, isso pode ocorrer, e com muita frequência, dependendo do papel que aquele Espírito encarnado naquela criança terá naquela família espiritual. Se vocês observarem, verão isso, muitas vezes, em seus círculos de relacionamento.
A família espiritual é constituída de tal forma que cada um, em cada encarnação, tem um papel específico. Assim, o Espírito encarnado em um filho, pode ser mais evoluído que os dos pais e pode ter vindo como forma de manter a família unida, apaziguar as Almas que a compõem e ajudar aquelas Almas cursarem, da melhor forma possível, o aprendizado que vieram fazer.

3.      O Espírito de uma criança, que morreu ainda novinha, não tendo tempo para praticar o mal, é um Espírito superior?

Claro que não. Da mesma forma que na pergunta anterior, o que conta na evolução espiritual não é o ter praticado ou não mal na sua encarnação mais recente, mas o número de encarnações e o seu aprendizado durante essas encarnações. Por isso, quando uma criança, ainda nos seus primeiros meses ou anos de vida faz a sua passagem, ele não será um Espírito superior, somente por isso.

4.      Por que, com frequência, o Espírito faz a passagem ainda na infância?

Considerando que há uma programação de vida para cada Alma que encarna, é possível que esse pequeno tempo, que ficou encarnado, seja o término de uma existência anterior, que terminou antes do tempo, ou onde deixou de cumprir algum aprendizado que é possível ser cumprido nesse pouco tempo de encarnação. Pode também ser uma forma de aprendizado para os pais, já acertada, anteriormente, ainda no plano espiritual, quando da elaboração do planejamento da família espiritual.

Conforme já mencionado, anteriormente, consideramos a existência de dois momentos de livre arbítrio, o primeiro, como dissemos é no plano espiritual, quando ainda estamos nos preparando para reencarnar e fazemos nossa programação da próxima vida encarnada. Assim, não acreditamos em “provação e expiação”, em sofrimentos como forma de pagamento de débitos anteriores. Não existem débitos. Existem responsabilidades e aprendizados a serem cumpridos. Por isso, não acreditamos que uma criança morra como forma de expiação ou provação para os pais. Se assim fosse, seria cruel. Ela morre de acordo com sua história de vida e conforme o papel que precisa desempenhar na família espiritual em se insere.