Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de junho de 2019

A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA Oitava Parte




ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA UMBANDA.

Semelhanças e afinidades físicas e morais

1.      Os pais, normalmente, transmitem semelhanças físicas aos seus filhos. Transmitirão também semelhanças morais?

Essa pergunta, de alguma forma, já foi respondida anteriormente. Se cada Espírito é um e se cada um tem o seu nível próprio de evolução, não haveria como transferir semelhanças morais. Conforme dissemos na pergunta anterior, nossos antepassados, incluindo aí nossos pais, podem criar diferentes ambientes onde cresceremos e onde aprenderemos valores morais e éticos. O objetivo do núcleo familiar é a evolução de cada Alma que ali se encontra encarnada, e a mútua ajuda para atingir esse objetivo.

2.      Entretanto, vemos que muitos filhos tem uma semelhança muito grande com os pais na sua forma de agir, nos seus valores éticos e morais. Por que isso acontece?

As famílias espirituais se compõem de Almas que estão em degraus de evolução muito próximos. Somente no caso de uma missão, poderá um Espírito muito evoluído se encarnar em uma família de Espíritos com nível muito baixo de evolução. Ou, ao contrário, uma Alma de nível de evolução muito inferior somente encarnará em uma família espiritual com outros Espíritos muito mais adiantados se for para que seja orientado em sua encarnação por algum daqueles Espíritos, Assim, apesar das diferenças entre os Espíritos, é a forma de educar, os princípios éticos e morais que são passados é que acabam prevalecendo.

3.     Nenhuma influência, um pai e uma mãe, exercem sobre seus filhos?

Claro que exercem. Conforme dissemos, o ambiente criado por eles, os valores éticos e morais que passam e o respeito a Deus são passados ou reforçados pelos pais. Um Espírito reencarna em função da união de um casal e, por isso, eles passam a ser responsáveis pela educação e pela evolução daquele Espírito, até que sua mente chegue à idade da razão.

4.      Por que de pais bons vêm filhos com baixo nível de evolução, até mesmo maus e por que alguns filhos não são atraídos pela ética e pela moral que veem em seus pais?

Conforme foi dito, as qualidades morais dos pais não passam para o Espírito de seus filhos. O que os pais podem fazer e incutir em seus filhos os mesmos valores morais que possuem, através da educação. No entanto, se um filho é muito menos evoluído, veio, seguramente, naquele meio familiar com a finalidade de melhorar-se.
Esse objetivo, porém, pode não ser atingido; pode ser que o Espírito até quisesse essa ajuda, mas, quando aqui encarnou, a sua proposta de evolução pode ter sido muito audaciosa, ousada mesmo e, assim, quando se reencarnou, o Espírito não conseguiu cumpri-la.

5.      Através de seus pensamentos, de suas orações, antes da concepção do filho, os pais podem conseguir que um Espírito mais evoluído venha como seu filho?

De tudo que já falamos de família espiritual, podemos deduzir que não é possível. Mas através dos bons pensamentos, de suas preces, de seu comportamento e da educação que dão ao Espírito do filho, poderão conseguir uma evolução importante para ele.