Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

TEOLOGIA DA UMBANDA I


A palavra teologia vem da palavra grega “theologia” que significa a ciência dos deuses.  Por isso assim são chamados os estudos dedicados ao conhecimento de Deus, da sua relação com as suas criaturas e, sobretudo, à busca de uma verdade religiosa.
 
Modernamente,no ocidente, esse termo passou a ser usado, de uma maneira mais restrita, aos estudos vinculados ao entendimento dos textos sagrados do Cristianismo.

Na Umbanda, o estudo de Olorum – Deus – se dá a partir do momento em que nós a reconhecemos como uma religião. 
Deus é, para nós, não somente uma energia onipotente e onipresente, como a fonte de toda a energia existente no Universo infinito.  Ele é imanente a todos os elementos animados e inanimados existentes no Universo. Como fonte de toda energia positiva, existe em cada um de nós  em todos e em tudo. Olorum não é bom, Ele é a bondade; Ele não ama, Ele é o amor; Ele não é fiel, Ele é a fidelidade, enfim, Ele não tem uma ou várias qualidades, mas, sim, ele é a fonte de todas elas. Quando dizemos que Olorum tem uma qualidade como a dos homens, nós o estamos reduzindo a um homem, e pensar um Deus antropomórfico é tirar dele sua condição divina. Podemos ver isto nos panteões romano e grego. Neles os deuses eram homens que tinham o poder de punir os outros homens; eram deuses com os mesmos defeitos do ser humano, com direito de serem vingativos, irados, falsos, enfim, com todos os defeitos e todas as qualidades dos seus adoradores.

Jesus - o Cristo- seu primeiro filho, porém não o único, veio com a função de nos trazer o ensinamento do Amor – o Evangelho – no momento em que se tornava necessária uma modificação no rumo dos espíritos encarnados em nosso planeta. Jesus veio há mais de dois mil anos, quando civilizações inteiras já haviam prevalecido umas sobre as outras, quando o ser humano já começava a ter a capacidade de se agregar, de ter crenças diferentes e de abandonar o politeísmo que prevaleceu na antiguidade.  Quando Jesus chega, ao nosso mundo, é um dos momentos em que a humanidade deveria começar a se preparar para um novo tipo de civilização.  Cinco séculos após a chegada de Cristo cai o último grande império daquela era: o Romano.  


O Cristianismo prepara assim o caminho para uma nova era aonde os espíritos viriam em busca de sua iluminação, atingindo-a através da reencarnação.  Cerca de dois mil anos após a sua vinda a maior parte da humanidade é espiritualista.  


Temos, ainda dentro da Teologia Umbandista, aqueles que representam, no planeta Terra, o sopro eterno de Deus: os Orixás.  Eles representam a energia de toda a natureza, de todos os elementos e de todos os seres.  Cada um correspondendo a um tipo de energia existente no meio ambiente em que vive o homem; cada um é uma forma de manifestação da Energia Divina. Por isso mesmo, é uma obrigação do Umbandista o respeito à natureza assim como trabalhar para manter o equilíbrio atual e recuperar o equilíbrio inicial de nosso meio ambiente. 



2 comentários:

  1. É muito bom conhecer a religião começando das "origens", pois dá mais sentido à prática dos rituais realizados! Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Cara filha, uma religião tem que ter sua base e seus fundamentos reconhecidos pelos fiéis que a seguem, pois, se assim não for, acompanharão os rituais mecanicamente.

    ResponderExcluir