Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ESTAR ATENTO


Estar atento é o ato primeiro de um religioso.  A religiosidade é a condição necessária de um ser humano, filho de Deus, portador da Centelha Divina, da Energia Crística para alcançar suas plenas luminosidade e sabedoria. Cada dia é um novo dia, com possibilidades imensas de realizações espirituais. Nosso mundo se transforma, nós nos transformamos. Mas, para que lado nós queremos que nossa transformação nos leve? O que é mais importante em nossa realização nessa encarnação? Eu me reconheço como filho de Deus? Eu reconheço aqueles que estão ao meu lado como filhos de Deus?  Estarei buscando minha evolução? Estou atento à compreensão do meu Eu? Estarei preocupado com o meu SER? Ou estou apenas buscando recompensas materiais, ou seja TER.  A religiosidade nos leva para nosso interior, para o nosso Eu, para o nosso Ser. Mas para isso devemos estar atentos às coisas e acontecimentos edificantes que ocorrem à nossa volta, impedindo que sejamos contaminados com o que de mais aterrador existe em nosso mundo hoje: a ambição material e de poder. Nós fomos levados, pelo sistema sócio-econômico vigente, a ver o mundo apenas pelo lado do dinheiro.
Se perguntarmos a nós mesmos, todos os dias, o que vimos de bonito, ou que alegria tivemos, ou qual o nosso sonho, corremos o risco de descobrir que nunca tivemos tempo para alimentar nossa alma, nosso espírito, com as belezas que Deus põe à nossa frente; com as pequenas alegrias que temos todos os dias, mas nas quais não nos fixamos. Sequer as percebemos, pois estamos muito preocupados à espera de uma grande alegria, que não sabemos qual é mas que esperamos; o que é pior, descobriremos  que estamos andando em círculos porque não temos um sonho de evolução espiritual ou se temos meta, a espiritual, é incompatível com a outra, a material; e ainda, pior que tudo isso, é que nossa desculpa será a velha e esfarrapada falta de tempo.  As coisas mais simples, que são as que nos trazem alegria e nos enchem os olhos de beleza e paz, estão ao nosso alcance a maior parte do tempo. Nosso tempo nós o fazemos. Esse tempo, que podemos e devemos fazer, é o de nossa evolução e de nosso número de encarnações. Muitas vezes estamos em uma encruzilhada de nossa vida e não sabemos qual a decisão tomar simplesmente porque não temos bem definido em nossa cabeça para onde desejamos ir; qual o norte da nossa vida material e espiritual. 
Quantas vezes, mesmo sem nos darmos conta do porquê, nos sentimos com uma grande alegria e um grande otimismo.  Se pararmos para pensar, talvez descubramos que naquele dia por um ou outro motivo tivemos uma pequena alegria ou vimos algo de muito belo; ou talvez naquele dia tenhamos dado um passo a mais na direção da concretização de nossa evolução.  Para nossa evolução devemos estar atentos aos nossos atos e oportunidades que são colocadas à nossa frente, para que sejamos coerentes com nossa religião. Devemos sim ter um sonho material, mas que seja compatível com a nossa necessidade espiritual.
Muitas vezes estamos com posturas tão egoístas e ambiciosas, às vezes até doentias, que nos impedem de ver essas coisas.  Nós mesmos eliminamos as coisas bonitas, alegres que nos acontecem, como uma flor que nasce em nossa casa, o sorriso de uma criança, uma noite de luar, um lindo amanhecer, assim como muitas outras situações de alegria e beleza que acontecem em nossas vidas.  Devemos estar atentos a todas essas situações que enriquecem nosso Espírito para que nossa caminhada nessa encarnação seja frutífera. Se não estivermos atentos a elas não ficarão gravadas em nossa mente e não tocarão nosso Espírito; além disso, significará que perdemos um bom tempo de vida, fixados apenas aos aspectos materiais; fixados apenas em nosso Ego e descuidados do nosso Eu.
Para que consigamos isso devemos lutar contra a correnteza, pois nossa sociedade está totalmente voltada para isso; no mundo moderno, quando a evolução material e tecnológica está no seu ápice somos, se o permitirmos, nós seremos engolfados na correria do dia a dia sempre buscando o que é fugaz, irreal, e passageiro. Isto não significa que não deveremos buscar uma melhoria material em nossa vida.  Deveremos sim, mas mantendo sempre a ética Cristã, o amor ao próximo, os limites morais necessários.
Na verdade nós mesmos somos os responsáveis pelas nossas tristezas e decepções por não buscarmos o que é real e eterno relegando estes últimos a um segundo plano, que, quando tivermos tempo, serão objeto de nossa preocupação. O principal objetivo de nossa vida nesse planeta e nessa encarnação é a evolução espiritual.  Evoluir, evoluir sempre; com fé, com alegria, sem medo.
Para isso devemos ter nosso sonho de evolução presente no nosso dia a dia; deveremos estar atentos às oportunidades que temos ao longo de nossos dias, de observar o belo e o alegre, para alimentar nossos Espíritos.  O sonho é o norte da nossa vida, é a bússola que nos indica o caminho que estamos percorrendo.  Ele nos mostra se estamos ou não nos aproximando daquilo que nosso Espírito almeja ser.  Para atingi-lo é importante que tenhamos determinação, força, ter certeza, ter fé no nosso poder de transformação; mandar, sempre, para o plano astral, mensagens de que nós podemos, nós conseguimos, nós venceremos. Nada nos atrapalhará; nós superaremos sempre todas as dificuldades que aparecerem, pois estamos acompanhados pelas nossas Entidades de Luz que nos apóiam e ajudam em nossa caminhada e temos dentro de nós a Energia Divina. Nós temos, como Umbandistas, a Fé e a Oração como suporte para nossas vidas. Temos a bênção de acreditar na comunicação com as Almas, de acreditarmos na vida após a morte, na reencarnação, o que dá outro sentido a essa nossa passagem por essa existência.  Podemos chegar aos pés de uma entidade, Preto Velho, Caboclo, Exu, e a outros entidades de luz que nos ajudam a superar nosso dia a dia, com dignidade, resignação e espiritualidade,  sabendo que essa nossa encarnação quando terminada, após nossa passagem, nos fará chegar ao Plano Espiritual melhorados, mais evoluídos, com maior luz própria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário