Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA O ENTENDIMENTO DA DOUTRINA UMBANDISTA III

10. O Carma

O carma é formado ações, comportamentos e valores que trazemos de outras vidas; fatos decisivos que marcaram nossas vidas passadas vêm condicionando nossas vidas seguintes.  São como diz Patrick Druot “o DNA do nosso espírito”.  Marcam nossa trajetória durante todas as nossas vidas até que tomando conhecimento deles em uma vida terrena possamos superá-los.  Essa trajetória do espírito é que chamamos de linha  cármica.  Essa linha cármica é comum a todas as vidas e vamos mudando-a na medida em que nosso aprendizado torne desnecessárias novas experiências como as que vivemos até aquele momento. Por exemplo, se em uma vida passada o espírito passou por situações que geraram fortes sentimentos de impotência, ou de incapacidade de realizar seus objetivos e esses sentimentos prevaleceram durante sua passagem, em todas as outras vidas esses fatos se repetirão de maneira diferente, mas com o mesmo resultado.  Se o sentimento foi de impotência perante a realidade do mundo, ou de incapacidade para atingir seus objetivos, como citado, os mesmos sentimentos acompanharão aquele espírito nas vidas seguintes, até que ele perceba isso e os supere.  Por outro lado, os sofrimentos são gerados por nós mesmos durante as vidas presentes, ou seja, aquelas que estamos vivendo. Na medida em que não nos harmonizamos com a Energia Divina estaremos vivendo uma vida de ambições materiais, de sentimentos inferiores e de ações egoístas, o que nos leva ao sofrimento. A ausência do Bem em nossas outras encarnações gera a programação atual com o intuito de aprendizado, de evolução e da prática do Bem.  Nada do que passamos é em virtude de males passados, mas da ausência do Bem em  nossas vidas passadas e na vida presente.  Nossos atos errôneos do passado nos trazem necessidade de aprimoramento espiritual e não de sofrimento. Como explicar a evolução de um espírito que em uma encarnação foi responsável pela morte de milhares de pessoas? Caso aceitemos que deverá pagar com o sofrimento e a morte da mesma maneira estaremos criando um círculo vicioso de falta de amor, pois alguém terá de ser responsável por cada morte que ele terá em cada vida.  Um criminoso de guerra que matou meio milhão de pessoas em câmara de gás deverá voltar o mesmo número de  para pagar seu carma? Deus não nos quer sofredores ou vítimas, mas sim nos quer alegres e responsáveis; nossa evolução não tem de, necessariamente, passar pelos sofrimentos de resgate. A nossa evolução se dá através de atos positivos, de amor e caridade e não de castigos.
A evolução espiritual é como o trabalho de um lapidador com a pedra bruta. Ele lapida aquela pedra até que dela saia um brilhante maravilhoso. Se vivermos com o amor fraterno ensinado pelo Cristo, iremos burilando nossa pedra interior para que em um certo número de encarnações se transforme na mais linda e mais brilhante pedra que existe.  O fator importante para cumprirmos esse caminho de iluminação é a capacidade de estarmos atentos às oportunidades que nos são dadas para praticar o bem e desenvolver o nosso espírito.   

11. Carma Coletivo
Com o sistema econômico vigente, com o desenvolvimento científico, e com a necessidade acumuladora que tomou conta da humanidade o Ter se tornou mais importante do que o SER. O Ser nada mais é que nosso espírito.  Assim, a Centelha Divina que habita em nós foi abandonada e sua substituída pelas aparências materiais: intelectuais e físicas. Isso levou não só a ausência do Bem nos conceitos, valores e ações da humanidade como a gerar sistemas sociais injustos, onde predominam as guerras, o egoísmo, a intolerância, a falta de caridade, enfim, tudo aquilo que é contrário ao que nos é ensinado no Evangelho de Cristo. Vemos, ao longo dos anos e em todo mundo, ações belicosas disfarçadas de ações para algum tipo de bem, mas, que , na verdade, escondem interesses econômicos de pequenos grupos. As guerras santas, as invasões de territórios independentes, usam os soldados e o povo como massa de manobra para conquistar esses interesses mesquinhos de grupos econômicos disfarçados de defensores da liberdade ou da palavra de Deus. Isso gera um carma coletivo que passa de geração a geração, em cada país, em cada canto do mundo. Esse carma coletivo sim, pode se transformar em dificuldades, das mais variadas intensidades, que em determinado momento atingem sociedades, países ou grupos étnicos inteiros. Incluem-se nessas dificuldades os grandes acidentes e os cataclismos. Somente com mudanças radicais em nosso modo de vida e nos valores de nossas sociedades esses fatos deixarão de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário